1. O que é MICS?

A cirurgia cardíaca minimamente invasiva envolve fazer pequenas incisões no lado direito e esquerdo do peito objetivando alcançar o coração entre as costelas, em vez de cortar o esterno, como é feito na cirurgia de coração aberto.

Cardiac Surgery - Minimally Invasive Aortic Valve Surgery
Acessos Cirúrgicos. Diferenças das incisões entre a cirurgia convencional e a cirurgia cardíaca minimamente invasiva

Cirurgia cardíaca minimamente invasiva pode ser realizada para tratar uma variedade de doenças cardíacas. Comparado à cirurgia de coração aberto, esse tipo de cirurgia pode significar uma menor dor e uma recuperação mais rápida para muitas pessoas.

Minimally invasive heart surgery
Nas cirurgias cardíacas minimamente invasivas (MICS), os cirurgiões fazem pequenas incisões no lado do peito, entre as costelas, para alcançar o coração. A cirurgia é conduzida utilizando instrumentos longos.

2. Quais procedimentos podem ser feitos pela MICS?

Muitos tipos de procedimentos cardíacos podem ser realizados com a cirurgia cardíaca minimamente invasiva, incluindo:

 

3. Quais os benefícios da MICS?

Cirurgia cardíaca minimamente invasiva não é uma opção para todos. Mas para aqueles que podem fazer a cirurgia, os benefícios potenciais quando comparados à cirurgia de coração aberto podem incluir:

Resultado estético da incisão na cirurgia cardíaca minimamente invasiva.

 

4. Quem se beneficia da MICS?

Nem todo mundo é candidato a cirurgia cardíaca minimamente invasiva. Nossa equipe de médicos trabalharão com você para determinar se é uma opção para tratar sua condição.

Para determinar se você é candidato a uma cirurgia cardíaca minimamente invasiva, será necessário uma avaliação clínica, exame físico, revisão do seu histórico médico e realização de testes.

5. Quais são os riscos da MICS?

A cirurgia cardíaca minimamente invasiva pode envolver riscos semelhantes à cirurgia de coração aberto, como:

Além disso, é possível que a cirurgia cardíaca minimamente invasiva precise ser alterada para cirurgia de coração aberto se o cirurgião achar que não é seguro continuar com a abordagem mínima invasiva.

 

6. Como é o preparo para a MICS?

Antes da cirurgia cardíaca minimamente invasiva, nossos médicos explicarão o que você deve esperar antes, durante e após a cirurgia, e os riscos potenciais do procedimento.

Será discutido suas preocupações e medos sobre sua cirurgia. Outros membros da equipe médica poderão abordar com você diretrizes antecipadas ou outras informações a considerar antes do procedimento.

Pode ser necessário depilar os pelos nas áreas do corpo em que o procedimento será realizado. Sua pele pode ser lavada com sabão especial para reduzir o risco de infecção.

Antes de ser internado no hospital para sua cirurgia, converse com sua família sobre sua estadia no hospital e discuta a ajuda que você pode precisar quando voltar para casa. Nossos médicos fornecerão instruções a serem seguidas durante a recuperação quando você voltar para casa.

6.1 Alimentos e medicamentos

Converse com nossos médicos sobre:

6.2 Roupas e artigos pessoais

Nossa equipe médica fará recomendações sobre itens que deverão ser levados para a sua estadia no hospital, incluindo:

 

Durante a cirurgia, evite usar:

6.3 Precauções com medicamentos e alergias

Converse com nossos médicos sobre:

7. O que esperar da MICS?

7.1 Durante a cirurgia:

A cirurgia cardíaca minimamente invasiva inclui cirurgia cardíaca assistida por robô, cirurgia toracoscópica e cirurgia através de uma pequena incisão no peito (cirurgia cardíaca de acesso direto menos invasivo). Em todos os tipos de procedimentos minimamente invasivos, os cirurgiões atingem seu coração através de pequenas incisões entre as costelas do tórax do paciente.

Uma ferramenta com uma pequena câmera de vídeo inserida em uma das incisões permitirá que o cirurgião veja dentro do seu corpo.

A maioria dos procedimentos minimamente invasivos usa uma máquina de derivação coração-pulmão (ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea), como é usada na cirurgia de coração aberto. A máquina mantém o sangue oxigenado e se movendo pelo corpo durante o procedimento.

7.2 Após a cirurgia:

Você geralmente passa um dia ou mais na unidade de terapia intensiva (UTI). Você receberá fluidos e medicamentos através de linhas intravenosas (IV). Outros tubos colocados durante a cirurgia drenam a urina da bexiga e o líquido e o sangue do peito. Você pode receber oxigênio através de uma máscara facial ou pontas no nariz.

Após a UTI, você será transferido para um quarto de hospital regular por vários dias. O tempo que você passa na UTI e no hospital depende de sua condição e cirurgia.

 

Nossa equipe de médicos irá:

 

O seu médico lhe dará instruções a serem seguidas durante a recuperação, como observar sinais de infecção nas incisões, cuidar das incisões, tomar medicamentos e controlar a dor.

 

8. Quais são os resultados esperados na MICS?

Após cirurgia cardíaca minimamente invasiva, você pode ter uma melhor qualidade de vida e sintomas reduzidos.

Nossa equipe o instruirá sobre quando você pode retornar às atividades diárias, como trabalhar, dirigir e se exercitar.

Você precisará comparecer a consultas regulares de acompanhamento com nosso médicos. Você poderá ser submetido a realização de vários testes para avaliar e monitorar sua condição.

Poderá ser instruído a incorporar mudanças de estilo de vida saudáveis – como atividade física, dieta saudável, controle do estresse e evitar o uso de tabaco – em sua vida.

Nossa equipe também pode recomendar que você participe da reabilitação cardíaca – um programa de educação e exercícios projetado para ajudá-lo a melhorar sua saúde e a se recuperar após uma cirurgia cardíaca.


Conteúdo produzido pela MayoClinic.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *